terça-feira, 30 de agosto de 2016

Fwd: [Bioética e Fé Cristã] Transgender Identification Ethics Statement : Perguntas que Demandam Respostas

Eduardo Ribeiro Mundim


Como cristão evangélico, membro de pleno direito de uma igreja protestante histórica, médico por vocação, na especialidade de endocrinologia e metabologia, subscrevo integralmente o Credo de Niceia, e estudo as Escrituras através da gramática e da história. Assim sendo, não posso deixar de apresentar críticas que considero pertinentes ao pronunciamento da Christian Medical & Dental Association (CMDA), "transgender identification ethics statement", publicado em 21/04/16 e disponível no endereço https://cmda.org/library/doclib/Transgender.pdf.
 
E as inicio questionando o apreço pelo entendimento histórico e duradouro de todos os ramos do cristianismo a respeito da sexualidade dual, homem e mulher.

Este mesmo entendimento histórico mantém a mulher alijada do sacerdócio na maioria das denominações protestantes históricas, além das denominações católica romana e ortodoxa. Levada às últimas consequências, o cristão que lhes nega esta posição de autoridade não deveria legitimar nenhuma mulher na esfera política em cargo executivo: da rainha da Inglaterra passando pela presidente Dilma até chegar na prefeita no município ao lado. Ou há base bíblica sólida para fazer separação entre a autoridade dentro da igreja e fora?

Este mesmo entendimento histórico levou a escravidão de seres humanos por outros seres humanos a durar mais que 1.500 anos após a ascensão do Senhor. Tanto nos arraiais protestantes quanto nos católicos.

Este mesmo entendimento histórico levou o racismo institucional e pessoal a perdurar até hoje, ainda que de forma velada e com tímidas manifestações das igrejas históricas.


artigo completo em www.bioeticaefecrista.med.br/textos/Transg_Ident_Ethics_Stat _resposta.pdf

--
Postado no Bioética e Fé Cristã em 8/30/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário